quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Virtudes de governos com esquerda


Isto torna-se ainda mais chocante quando comparado com o que se passa por cá*.

O El País refere 100.000 pessoas - não sei onde vai o público buscar meio milhão.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Da normalização da extrema direita

 


No rescaldo da primeira volta das presidencias a notícia, para mim, é a direita dita moderada não ser capaz de explicitamente apoiar o único candidato apresentável à 2a volta, remetendo o voto para a decisão individual (Marques Mendes, Luis Montenegro, Cotrim de Figeuredo e Gouveia e Melo disseram a este respeito basicamente o mesmo).

O Ventura espertamente, como sempre, posicionou-se de imediato como o candidato da direita conta o socialismo (atenção, estamos a falar do To Zé Seguro).

Se não se querem demarcar dos saudosos do antigo regime, do "serem precisos 3 salazares" e "os imigrantes (pobres) que voltem para a terra deles", os partidos da direita serão esvaziados pelo Chega, porque as pessoas preferem sempre o original à copia.

Com este cenário tenho os maiores receios com o que se possa passar na 2a volta.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Porno-riquismo

 


Os editores da Sábado adoram este tipo de temas ...

Uma vergonha, ou o outro lado das venturices

 


Dar autoridade às polícias para nos defender é normal e adequado.

Isto é uma aberração, e é por isso que a autoridade não é um valor absoluto, ao contrário do que os cheganos acham - aliás o discruso do Ventura de "dar força à policia contra a badidagem" contribui objetivamente para o ambiente em que se dão estes lamentáveis episódios.

Como é habitual quando alguém excede o seu poderzinho, as vítimas são como sempre os mais fracos,  aliás confirmando o caracter cobarde de quem tem estas atitudes.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

ICE

 

~
Pedido de empréstimo daqui.

Acho que nos querem preparar para mais uma intervenção "a la Trump"

 


... e o que têm de comum a Venezuela e o Irão... sim as maiores reservas de petróleo do mundo.
Não digo com isto que o regime iraniano é uma maravilha - mas já agora querem comparar com a Arábia Saudita, por exemplo? - ou que as pessoas que protestam não têm razão - como vivem pior, claro que têm razão para protestar. Só estou a dizer que esse factor é como o pseudo nacrotráfico da Venezuela (ou noutros tempos as armas de destrução massiça do Iraque): é uma cortina de fumo, é instrumetal para esconder da opinião pública o que verdadeiramente importa.

sábado, 10 de janeiro de 2026

Caso paradigmático do que é este (des)governo

 Inação absoluta.

Zero de antecipação.

Não há qualquer visão estruturada sobre os temas.

Aos problemas responde-se com anuncios bombásticos, mas aldrabões, porque só reciclam em termos de comunicação medidas já tomadas.



Depois estranham que surjam populismos