segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

A UE sai deste processo muito mal

 

... sendo completamente ignorada no processo de paz em curso. É a consequencia lógica das posições que foi tomando, sendo agora o palhaço de bolsos abertos.

E este senhor, que a seu tempo, também contribuiu para o descrédito da união, fazia melhor em abster-se de comentários. É absolutamente irrelevante.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Ainda na saúde, mas aplicando-se também a outras coisas

Tudo o que são serviços de atendimento (e isto vai para além dos serviços públicos) está a sofrer processos de mudança acelerados que têm em comum uma certa complexificação do acesso, eliminação do contacto pessoal direto, e burocratização/normalização dos procedimentos. Entendo que há razões de eficiencia e custo na base destas medidas, mas há também implícita uma gigante desumanização, e tipicamente um abaixamente significativo da qualidade do atendimento, sobretudo para tratar de questões fora do standard.

Isto é verdade na saúde, mas também, nas finanças e outros serviços públicos, e é também verdade no acesso a serviços privados com atendimento como bancos, serviços de apoio de telecomunicações, supermercados (máquinas de autoserviço), etc.


A consequência é aquela que aqui é descrita, no caso para a saúde, sendo particularmente impactante para os mais frágeis:  idosos, pessoas com menos literacia, etc.

Isto devia merecer reflexão, mas dúvido que alguém esteja verdadeiramente preocupado.


O que pode acontecer quando se privatiza a saúde

Soube-se em Espanha que a gestão do Hospital de Torrejon deu instruções numa reunião de altos dirigentes para deixar de realizar determinados serviços para melhorar os resultados. Entretanro soube-se também que a ideia é poupar em tudo, avacalhando se necessários as boas práticas.

Sucede que este hospital faz parte um um conjunto de unidades privadas com quem foi contratado o fornecimento do serviço público de saúde na área geográfica onde se incere, decisão tomada pelo governo da Comunidade de Madrid, governados há muitos anos pelo PP.


A importancia disto para nós, é que este é um dos caminhos que pode vir a tomar o nosso SNS se vier a deixar de Serviço e passar a ser Sistema, como a direita gosta tanto de dizer. O resultado está à vista....


O paternalismo destes patrões

 

Na cabeça destes gajos os trabalhadores são sempre os malandros, e portanto, o que tipo que não seja não tem que ficar preocupado - certamenete porque o patrão cuida dele.
A lei do trabalho serve para proteger a parte menos protegida da relação de trabalho - e essa parte é o trabalhador, por mutias voltas que a CAP queira dar. Se o malandro for o patrão,  o Dr. Luís Mira de certeza que estará lá para por o colega de associação em ordem, certo?

A falta de honestidade nos argumentos é sempre profundamente lamentável.

Isto é gravíssimo...

 ... e como habitual (nos incendios, na saúde, nos multibancos, nos serviços público, etc) o interior vai ser cada vez mais desprezado. Suspeito que sobre isto o governo vai fazer ... nada.

Talvez um dia, se calhar tarde demais, as alminhas que nos governam perceberam que quando uma parte do território é ignorada, a soberania é posta em casusa. É tão importante quanto isto.


República das bananas

 

O que interessa a oposição das populações?
A exploração das minérios é para avançar. O negócio está feito e há que proteger o interesse dos investidores, únicos para quem entendem que tem que haver previsibilidade. O povo que se f...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Crise da habitação

 Não querendo influenciar o pricnipal factor determinante da alta de preços no mercado - a utilização da casa como ativo financeiro - estas medidas servem só para perder receita fiscal.


No caso da isenção do IMT nas vendas para reinvestimento, é até mais um fator de promoção do preço (como foram os incentivos para jovens ou a manutenção dos vistos gold - não sou eu que o digo, são os números que o revelam quer em termos absolutos, quer como compração com outros mercados na Europa).

A abordagem deste tema, como todas as questões em que o Pinto Luz põe as mãos, é profundamente ideológica (e sem lógica).

Este tipos são um desastre.


Uma notícia que nunca passará na CM TV ou no Now

 

(os meios de comunicação que mais fizeram para chocar o ovo da serpente)


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Do excedente orçamental

 Num dos países mais pobres da Europa, sobra dinheiro na execução orçamento do Estado. 

 

Se os serviços públicos e a máquina do Estado em geral está uma absoluta miséria, depois e anos de desinvestimento, isso é boa gestão ....