quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Afinal, a quem serve todo este esforço?


Sim, de forma muito simples é isto: os sacrifícios que nos andam a pedir há mais de 1 ano servem para pagar juros aos usurários. A Troika emprestou dinheiro, a juros altíssimos e passou a definir o que temos de fazer, como temos que nos governar, garantindo desta forma que sempre receberá o seu, custe o que custar (parafraseando o 1º ministro).

É como se uma família endividada do passado fosse pedir dinheiro emprestado ao banco e este emprestasse para cobrir o serviço da dívida antiga e cobrasse juros incomportáveis pelo novo empréstimo (tipo euribor + 5,5%), e ainda definisse quando vai as compras e quanto gasta e em quê, em que lojas compra, que consumos são eliminados...etc... regulando toda a vida da família. No limite, se um dos membros da família perde o emprego porque deixa de ter dinheiro para pagar o autocarro, o banco pode mandar a filha da família prostituir-se e o pai limpar as botas ao gestor do banco. Ou seja, o abaixamento do nível da degradação não existe até que a família se revolte.

Só alterando esta lógica de funcionamento sairemos do buraco. Cada dia em que não quebramos este estado de coisas afundamo-nos mais.

Quando a poeira assentar ficará claro que somos governados por traidores.

Sem comentários: