quinta-feira, 10 de maio de 2012

Portugal dos pequeninos - mais um capítulo

Cimeira Ibérica de governos à direita.

Como seria de esperar, lamentável. Os 2 primeiros ministros alinham no discurso da austeridade - claro - são almas gémeas.

Passos alinhou naquela conversa inacreditável da Associação de Comércio Luso-Espanhola de criar empresas ibéricas para competir no mercado internacional. Para os espanhóis isto é conversa da treta, porque em geral não é Portugal que lhes vai dar dimensão. Para empresas Portuguesas significa abdicar de mandar. Uma tontice.

Estranho que não se tenha falado da famosa linha férrea de transporte de mercadorias, muito importante para expandir o porto de Sines, mas que precisa da colaboração dos espanhóis para chegar à Europa. Se calhar os gajos não estão interessados (têm portos também para rentabilizar). Curioso que o tema não seja abordado na conferencia de imprensa.

Por fim, verifiquei que todos os jornais portugueses davam grande destaque à cimeira. Dei-me ao trabalho de ver as 1ªs páginas de vários jornais espanhóis. Nenhum faz qualquer referencia a tal cimeira na 1ª página - preferem falar da vitória do Atlético de Madrid na liga Europa e da internvenção no Bankia.....

Sem comentários: